Dicas para incentivar a alimentação saudável na infância

Sabemos que a infância pode ser considerada a fase mais importante da vida de uma pessoa, pois suas vivências e aprendizados impactam ao decorrer de toda a sua vida, construindo assim sua personalidade e posicionamentos ao longo dos anos.

Sendo assim, é extremamente importante ensinar a criança hábitos alimentares saudáveis e inserir em sua alimentação diferentes alimentos, focando sempre na variabilidade do cardápio, boa nutrição e muita criatividade!

Seguem abaixo algumas dicas para auxiliar nesta tarefa tão importante:

  • Deixe a criança ajudar na preparação dos alimentos: A chance da criança querer experimentar um prato que ela mesma ajudou a preparar (sempre, com a supervisão de um adulto) é muito maior. Isto auxilia na apresentação de novos alimentos para criança e faz com que elas tenham vontade de experimentar novos sabores. Além disso, essa prática gera uma memória afetiva na criança, fazendo com que ela desenvolva prazer em se alimentar bem.
  • Incentive a montagem do prato pela própria criança: É importante estimular a percepção da própria criança em relação ao quanto ela vai comer de acordo com a fome daquele dia, daquele momento. Estimula também seu discernimento e escolhas diante dos diversos alimentos apresentados. Além disso, tal prática auxilia até mesmo na autonomia da criança ao se servir na escola ou em casa.
  • Fale sobre as propriedades dos alimentos: a criança é uma esponjinha de conhecimento, ou seja, está totalmente disponível para absorver novos aprendizados. É de extrema importância falar sobre os alimentos e suas propriedades nutricionais, abordando o assunto sempre de maneira lúdica e descontraída, através de desenhos, músicas e bate-papos com os pais, professores e nutricionista.
  • Dê sempre o bom exemplo: Não faz sentido dizer para a criança comer frutas, legumes e verduras se os pais não têm esse costume. Estes alimentos precisam ser de fácil acesso, e devem estar presentes diariamente em sua mesa/ geladeira. As crianças se espelham principalmente nos pais e estes devem se alimentar de maneira saudável e estar incentivando o consumo destes alimentos.
  • Faça preparações diferentes com os alimentos rejeitados: Existem muitas possibilidades de utilização de um mesmo alimento, aplicando-se em receitas diversas, doces e salgadas. Misture os alimentos preferidos com os rejeitados, faça receitas diferentes, teste e ofereça para criança estas preparações, fazendo com que ela identifique o que é agradável ao seu paladar de forma adaptada e consuma as vitaminas que precisa.
  • Faça pratos divertidos: A criatividade é ferramenta importante para seguir uma alimentação saudável. De forma lúdica, transforme um simples alimento em algo divertido, como por exemplo o arroz integral com brócolis no ‘arroz do ‘Hulk’. Isto pode incentivar o consumo de alimentos saudáveis de maneira mais leve!

JAQUELINE SOUZA
NUTRICIONISTA CATHITA
CRN 45.470